Mais um texto importante de Kardec sobre as artimanhas dos espiritos mistificadores.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mais um texto importante de Kardec sobre as artimanhas dos espiritos mistificadores.

Mensagem  wilson moreno em Qui Maio 11, 2017 2:21 pm

Mais um texto importante de Kardec sobre as artimanhas dos espiritos mistificadores.
Vejamos o texto.

Certamente se dirá que se um Espírito pode imitar uma assinatura, pode também imitar a linguagem. É verdade. Temos visto os que tomam afrontosamente o nome do Cristo e para melhor enganar imitam o estilo evangélico excedendo-se nas expressões mais conhecidas: em verdade, em verdade vos digo. MAS QUANDO SE ESTUDA O TEXTO SEM SE DEIXAR INFLUENCIAR, PERSCRUTANDO O FUNDO DOS PENSAMENTOS E O ALCANCE DAS EXPRESSÕES, VENDO-SE AO LADO DAS BELAS MÁXIMAS DE CARIDADE RECOMENDAÇÕES PUERIS E RIDÍCULAS, SERIA PRECISO QUE SE ESTIVESSE FASCINADO PARA SE ENGANAR. Sim, certos aspectos formais da linguagem podem ser imitados, mas não o pensamento. A ignorância jamais imitará o verdadeiro saber, como jamais o vício imitará a verdadeira virtude. Sempre aparecerá de algum lado a ponta da orelha. É então que o médium e o evocador devem usar de toda a sua perspicácia e raciocínio para separar a verdade da mentira. DEVEM PERSUADIR-SE DE QUE OS ESPÍRITOS PERVERSOS SÃO CAPAZES DE TODAS AS TRAPAÇAS E DE QUE, QUANTO MAIS ELEVADO FOR O NOME USADO, MAIS DESCONFIANÇA DEVE PROVOCAR. QUANTOS MÉDIUNS TÊM RECEBIDO COMUNICAÇÕES APÓCRIFAS ASSINADAS POR JESUS, MARIA OU ALGUM SANTO VENERADO!

Submetendo-se todas as comunicações a RIGOROSO EXAME, sondando e analisando suas idéias e expressões, como se faz ao julgar uma obra literária e rejeitando sem hesitação tudo o que for contrário à lógica e ao bom senso, tudo o que desmente o caráter do Espírito que se pensa estar manifestando, consegue-se desencorajar os Espíritos mistificadores que acabam por se afastar, desde que se convençam de que não podem nos enganar. Repetimos que este é o único meio, mas é infalível porque não existe comunicação má que resista a UMA CRÍTICA RIGOROSA.

Os Espíritos bons jamais se ofendem, pois eles mesmos nos aconselham a proceder assim e nada têm a temer do exame. Somente os maus se melindram e procuram dissuadir-nos, porque têm tudo a perder. E por essa mesma atitude provam o que são.

Eis o conselho dado por São Luís a respeito:
"Por mais legítima confiança que vos inspirem os Espíritos dirigentes de vossos trabalhos, há uma recomendação que nunca seria demais repetir e que deveis ter sempre em mente ao vos entregardes aos estudos: A DE PESAR E ANALISAR, SUBMETENDO AO MAIS RIGOROSO CONTROLE DA RAZÃO TODAS AS COMUNICAÇÕES QUE RECEBERDES; a de não negligenciar, desde que algo vos pareça suspeito, duvidoso ou obscuro, de pedir as explicações necessárias para formar a vossa opinião."

Allan Kardec
O Livro dos Médiuns cap 24

Wilson Moreno

wilson moreno

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/05/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum