OS TALISMÃS - MEDALHA CABALÍSTICA

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

OS TALISMÃS - MEDALHA CABALÍSTICA

Mensagem  wilson moreno em Qui Maio 11, 2017 2:18 pm

OS TALISMÃS - MEDALHA CABALÍSTICA

Esse texto de Kardec é muito importante para livrar as pessoas do misticismo, das crendices e superstições.

Revista Espirita ANO 1 - SETEMBRO 1858 - Nº. 9 de Kardec

Os Espíritos são atraídos ou repelidos pelo pensamento, e não por OBJETOS MATERIAIS que não têm nenhum poder sobre eles.

Os Espíritos superiores, em todos os tempos, CONDENARAM O EMPREGO DE SINAIS E DE FORMAS CABALÍSTICAS, e todo Espírito que lhes atribui uma virtude qualquer, ou que pretenda dar talismãs que aparentem a magia, revela, com isso, sua inferioridade, esteja agindo de boa fé ou por ignorância, em conseqüência de antigos preconceitos terrestres dos quais estejam imbuídos, seja porque queira conscientemente divertir-se com a credulidade, como Espírito zombeteiro.

OS SINAIS CABALÍSTICOS, QUANDO NÃO SÃO PURA FANTASIA, SÃO SÍMBOLOS QUE LEMBRAM AS CRENÇAS SUPERSTICIOSAS quanto à virtude de certas coisas, como os números, os planetas, e sua concordância com os metais, crenças nascidas nos tempos da ignorância, e que repousam sobre erros manifestos, dos quais a ciência fez justiça mostrando o que eram os pretensos sete planetas, sete metais, etc. A forma mística e ininteligível desses emblemas tinha por objetivo impor ao vulgo ver o maravilhoso naquilo que não compreendia.

QUEM ESTUDOU A NATUREZA DOS ESPÍRITOS, NÃO PODE ADMITIR RACIONALMENTE, SOBRE ELES, A INFLUÊNCIA DE FORMAS CONVENCIONAIS, NEM DE SUBSTÂNCIAS MISTURADAS EM CERTAS PROPORÇÕES; ISSO SERIA RENOVAR AS PRÁTICAS DA CALDEIRA DOS FEITICEIROS, DE GATO PRETO, DE GALINHA PRETA E OUTROS FEITIÇOS. Não ocorre o mesmo com um objeto magnetizado que, como se sabe, tem o poder de provocar o sonambulismo ou certos fenômenos nervosos sobre a economia; mas, então, a virtude desse objeto reside unicamente no fluido do qual está momentaneamente impregnado e que se transmite, assim, por via mediata, e não em sua forma, em sua cor, nem sobretudo nos sinais com os quais pode estar sobrecarregado.

Um Espírito pode dizer: Traçai tal sinal, e a esse sinal reconhecerei que chamais e virei; mas nesse caso o sinal traçado não é senão a expressão do pensamento; é uma evocação traduzida de um modo material; ora, os Espíritos, qualquer que seja sua natureza, não têm necessidade de semelhantes meios para se comunicarem; OS ESPÍRITOS SUPERIORES NÃO OS EMPREGAM NUNCA; OS ESPÍRITOS INFERIORES PODEM FAZÊ-LO TENDO EM VISTA FASCINAR A IMAGINAÇÃO DE PESSOAS CRÉDULAS, QUE QUEREM TER SOB SUA DEPENDÊNCIA.

Regra geral: todo Espírito que liga mais importância à forma do que ao fundo é inferior, e não merece nenhuma confiança, ainda mesmo se, de tempo em tempo, disser algumas coisas boas; porque essas boas coisas podem ser um meio de sedução.

Revista Espirita ANO 1 - SETEMBRO 1858 - Nº. 9 de Kardec

Wilson Moreno

wilson moreno

Mensagens : 6
Data de inscrição : 04/05/2014

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum