Espiritismo é Para Poucos?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Espiritismo é Para Poucos?

Mensagem  Jorge_Murta em Qua Nov 07, 2012 12:14 pm

Geralmente, crio tópicos que contém artigos meus ou de outrem, para reflexão, mas dessa vez preferi criar um tópico que contem uma frase – “Espiritismo é Para Poucos”,- para que os caros membros do FE possam debater sobre ela e também sobre uma segunda questão simbólica - você jogaria a agua do banho fora com a criança dentro? .

Vamos as perguntas:

1ª - Você concorda com a frase-titulo do tópico? Discorda?Explique por que concorda (sim, espiritismo é para poucos) ou discorda (não, espiritismo é para todos).

2ª - E quem seriam esses "poucos" para quem o espiritismo é?

Fiz essa pergunta fora daqui e pessoas me responderam que: “O Espiritismo é para todos, mas nem todos são para o Espiritismo.” Comente, se desejar.

Em nome da fidelidade e coerência doutrinária o que se deve fazer quando alguém – que não está de má-fé – expõe um parecer claramente anti-doutrinário? Qual deve ser, sinceramente, a nossa postura?

Figuremos um exemplo para facilitar o tópico: vemos uma criança se banhando numa bacia que está com a água suja. Então:

1b . Devemos jogar a água suja (postura anti-doutrinária) fora com a criança (aquele que tem a visão distorcida) dentro?

2b. Devemos deixar a criança para sempre dentro da água suja, ou seja, ignorá-la, já que ela é uma criança e parece querer ficar na água suja e não merece entrar no mundo dos “adultos”?

3b. Ou devemos explicar a criança que a água suja não faz bem, pois contém impurezas e que ela deve se banhar na água limpa e filtrada de impurezas e jogar fora ela mesma a água fora da bacia dela?

Qual a opção mais de acordo com o que a doutrina espírita ensina?

A opção 1? Por que?

A opção 2? Por que?

A opção 3? Por que?

E ainda tem uma 4ª opção, que é você, se ela existir, que vai dizer o que você faria com a situação de uma criança (pessoa que tem uma visão errada da doutrina) que está tomando banho na água suja (visão distorcida da doutrina ou erros doutrinários) da bacia.



avatar
Jorge_Murta
Admin
Admin

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/09/2012
Idade : 54

http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

É para poucos

Mensagem  Marcelo J da Silva em Qui Nov 15, 2012 2:03 pm

O Espiritismo é democrático e de fácil acesso, dado a sua simplicidade sem ritos de iniciação. Todos podem ter acesso aos estudos e a uma casa espírita. No entanto, acaba sendo uma doutrina do conhecimento para poucos. A doutrina, por ser complexa e englobar diversos ensinamento em seus diversos graus, inclusive diálogo com outros campo da ciência e da filosofia, exige um conhecimento que vai muita além de uma "prática cotidiana religiosa."

É fácil, extremamente fácil, seguir os cultos que arrastam multidões, onde apenas o sacerdote ou representante tem a palavra e os demais a função de ouvir. Da mesma forma como o Chico arrastava multidões ao Seu "centro" para consolar, essa multidão não precisava de nenhum trabalho de conhecimento, apenas ouvir o consolo e o conselho do adorável médium. Embora esse não seja Espiritismo de fato é uma adaptação mistica e religiosa, cópia do ritualismo e da religiosidade popular que muitos praticam. Mas o Espiritismo de fato de caráter filosófico e científico requer árduo conhecimento, e esse trabalho é para poucos.

Marcelo J da Silva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum