Causas Espirituais Das Doenças? Quem Disse?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Causas Espirituais Das Doenças? Quem Disse?

Mensagem  Jorge_Murta em Seg Out 29, 2012 4:38 pm

Fiz essa pergunta em um tópico de outro forum em que costumam discordar de tudo que é doutrinario (pelo menos quando sou eu quem digo):

Quais as causas de qualquer doença FISICA? O que se recomenda primeiramente a quem está doente, qualquer que seja a doença? Vá ao e se trate. Dependendo da doença pode ser um clinico, um cardiologista ou um psiquiatra, independentemente dele ser ou não espírita, pois a causa de uma doença, que é FISICA, é sempre FISICA e deve ser tratada FISICAMENTE.

Por que eu digo isso? Porque instaurou-se entre muitos de nós, espíritas, a idéia de que as doenças tem causas espirituais e chega-se a aventar a idéia de que haja germes espirituais, larvas mentais, bacilos astrais e outros mais e a “saída” que estes vêem é indicar tratamento espiritual na casa espírita. E, qual o tratamento espiritual que a casa espírita oferece? O passe e reuniões de desobsessão. Só que o passe, como sabemos, tem como base o magnetismo e mesmo que não seja o magnetismo espiritual (com o concurso dos espíritos) e apenas o animal (sem o concurso dos espiritos, apenas a energia do magnetizador), o médium de cura é raro de se encontrar e quando se encontra, devemos entender a cura como alivio, como melhora do estado e não como cura, no sentido amplo da palavra (cessação da doença).

A desobsessão, só resolveria se se tratasse de uma obsessão ESPIRITUAL e as obsessões tem sempre uma CAUSA MORAL (e não causa física).

“Do mesmo modo que as doenças resultam das imperfeições físicas, que tornam o corpo acessível às influências perniciosas exteriores, a obsessão é sempre o resultado de uma imperfeição moral, que dá acesso a um Espírito mau. A causas físicas se opõem forças físicas; a uma causa moral, tem-se de opor uma força moral. Para preservá-lo das enfermidades, fortifica-se o corpo; para isentá-lo da obsessão, é preciso fortificar a alma, pelo que necessário se torna que o obsidiado trabalhe pela sua própria melhoria, o que as mais das vezes basta para o livrar do obsessor, sem recorrer a terceiros.” (ESE cap XXVIII)

Vemos acima a designação de que a causa das doenças é física e que seu tratamento também é físico. E que a causa de obsessão é moral, cabendo ao próprio obsidiado solucionar o problema SEM RECORRER A TERCEIROS. Ou seja, cai por terra da mesma forma a insistente mania que se tem de se dizer a alguém para "procurar o centro espirita para se desobsidiar".

Então, temos o seguinte: o principio da caridade é desejar o bem do próximo e agir pelo bem do próximo. Diante das informações retiradas da codificação acima, se as causas de doenças são materiais, temos o dever de indicar primeiro o uso de recursos materiais - a Medicina e suas especializações. Incluimos aí diversas patologias mentais que são confundidas com desequilibrios emocionais - quando na verdade são disfunções bioquimicas ou neurológicas do organismo humano. Incluimos nisso também as diversas manifestações de patologias do corpo que são confundidas com sinais de mediunidade, como esquizofrenia e Paralisia do Sono.

Mas, se depois de tudo isso ainda houver quem defenda a tese das causas espirituais das doenças – que são sempre FISICAS – me respondam, por favor:

- Qual as causas espirituais do câncer?
- Quais as causas espirituais da AIDS?
- Quais as causas espirituais do AVC e da pressão alta?
- Quais as causas espirituais do nanismo?
- Quais as causas espirituais da catarata?



avatar
Jorge_Murta
Admin
Admin

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/09/2012
Idade : 54

http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

De onde vem essa influência?

Mensagem  Marcelo J da Silva em Ter Out 30, 2012 2:46 pm

Erroneamente, o centro espirita, por falta de informação e estudo aprofundado, desvia dos princípio da codificação. Querem atribuir causas espirituais às diversas doenças de nossa época, que no fundo são totalmente física. Essa atribuição faz lembrar o movimento pentecostal e neo pentecostal que atribui como causa de todas as doenças , desde as mais simples como a gripe até as mais complicadas como câncer, a uma causa espiritual.

Agora de onde vem tanta influência desse conceito para as casas espíritas?







Marcelo J da Silva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Causas Espirituais Das Doenças? Quem Disse?

Mensagem  beaguenter em Ter Out 30, 2012 10:27 pm

[quote="Marcelo J da Silva"]Erroneamente, o centro espirita, por falta de informação e estudo aprofundado, desvia dos princípio da codificação. Querem atribuir causas espirituais às diversas doenças de nossa época, que no fundo são totalmente física....

Agora de onde vem tanta influência desse conceito para as casas espíritas?


Penso que é sempre um sofisma, ou seja, partindo de uma idéia inicial válida, descambam para o imaginário e fatalismo que traz a crença na Lei de Ação e Reação. A questão é que a DE deixa a entender isso em alguns lugares, vejamos em A Gênese:

Cap XIV
46. Nos casos de obsessão grave, o obsidiado fica como que envolto e impregnado de um fluido pernicioso, que neutraliza a ação dos fluidos salutares e os repele. É daquele fluido que importa desembaraçá-lo. Ora, um fluido mau não pode ser eliminado por outro igualmente mau. Por meio de ação idêntica à do médium curador, nos casos de enfermidade, preciso se faz expelir um fluido mau com o auxílio de um fluido melhor.
Nem sempre, porém, basta esta ação mecânica; cumpre, sobretudo, atuar sobre o ser inteligente, ao qual é preciso se possua o direito de falar com autoridade
18. Atuando esses fluidos sobre o perispírito, este, a seu turno, reage sobre o organismo material com que se acha em contacto molecular. Se os eflúvios são de boa natureza, o corpo ressente uma impressão salutar; se são maus, a impressão é penosa. Se são permanentes e enérgicos, os eflúvios maus podem ocasionar desordens físicas; não é outra a causa de certas enfermidades.



Cap XV
23. Por essas palavras, deu-lhe a entender que a sua doença era uma punição e que, se ele não se melhorasse, poderia vir a ser de novo punido e com mais rigor, doutrina essa inteiramente conforme à do Espiritismo.
28. O Espiritismo, igualmente, pelo bem que faz é que prova a sua missão providencial. Ele cura os males físicos, mas cura, sobretudo, as doenças morais
35. as obsessões individuais são muitíssimo freqüentes e se apresentam sob os mais variados aspectos ....Podem, não raro, trazer conseqüências danosas à saúde, seja agravando afecções orgânicas já existentes, seja ocasionando-as. Um dia, virão a ser, incontestavelmente, arroladas entre as causas patológicas que requerem, pela sua natureza especial, especiais meios de tratamento.


Vejam que nestes itens temos a idéia do passe, das doenças 'arquivadas' no perispírito, doença como castigo, da cura de doenças físicas e a desobsessão para curar doenças físicas.

Eu particularmente vejo isso tudo como possibilidades. Procuro compreender pelo caminho inverso, ou seja, para todo o efeito (doença) há uma causa (motivo), então consigo encarar as doenças como provas e desafios a serem superados e procuro não 'o que fiz' mas sim 'o que não fiz' ou 'o que preciso fazer'.

No livo O Céu e o Inferno, Kardec traz uma importante reflexão sobre isso na observação do item 20 do Código Penal da Vida Futura: "tal castigo temporário é um meio de fazê-la compreender o erro, cedo ou tarde entrando no bom caminho." Ou seja, a expiação física é como que um reforço para que o ser queira definitivamente mudar de direção. Esse entendimento é corroborado pelo que sugere Kardec em A Gênese cap XV item 15 "a fé que agora possuis elidiu a causa da tua enfermidade; conseguintemente, mereces ficar livre dela" ou seja, a enfermidade é um meio utilizado para despertar na pessoa o desejo de se melhorar.

Essa é minha interpretação sobre o tema.

Abraço,
Beatriz

beaguenter
Moderador
Moderador

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Causas Espirituais Das Doenças? Quem Disse?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum