Quem Modera os Moderadores?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quem Modera os Moderadores?

Mensagem  Jorge_Murta em Seg Out 22, 2012 7:08 pm

Quis custodiet ipsos custodes? é uma frase em latim do poeta romano Juvenal traduzido de várias formas como "Quem vigia os vigilantes?", "Quem vigia os vigias?", "Quem guardará os guardas?", "Quem irá vigiar os próprios vigilantes?", "Quem fiscaliza os fiscalizadores?" , ou ainda "Quem modera os moderadores" ou similares.

O problema essencial foi proposto por Platão em A República, sua obra sobre governo e moralidade. A sociedade perfeita como descrita por Sócrates, o personagem principal da obra (veja Diálogo socrático), depende de trabalhadores, escravos e comerciantes. A classe guardiã para proteger a cidade. A pergunta é feita a Sócrates, "Quem guardará os guardiões?" ou, "Quem irá nos proteger dos protetores?" a resposta de Platão para esta pergunta é que os guardiões irão se proteger deles mesmos. Nós devemos contar a eles uma "mentira carinhosa." A mentira carinhosa lhes dirá que eles são melhores do que os que eles servem e é então, responsabilidades deles guardar e proteger aqueles que são menos do que eles mesmos. Nós instigaremos neles um desgosto por poder ou privilégio; eles irão mandar porque eles acham ser correto, não porque eles desejam.

retirado da Wikipedia

E o que tem Hitler na foto a ver com guardião, vigilante, moderador? Com a pureza dos conceitos, nada, mas com a idéia transviada, deturpada dos mesmos muito, pois Hitler é um simbolo do autoritarismo que toma conta de muitos que detém o poder, real ou ilusório, em suas diversas instâncias, desde o ambito governamental até o âmbito de um simples forum de debates, em que o autoproclamado "Fuhrer" se julga o supremo detentor de toda a sabedoria e lei, não admitindo que o contrariem.

Quem conhece a historia do mundo há de lembrar que Hitler fez do povo judeu o bode expiatorio que facilitou sua ascensão ao poder e consequentemente o nazismo. Guardada as devidas proporções, vemos os Hitlers modernos, pretenderem ascender, no campo ideológico, mesmo que para isso tenham que enganar sua S.S. Particular, culpando os demais espíritas que, se tem uma parcela de culpa, não são os unicos responsaveis pelos desmandos do Movimento Espírita que, em boa parte é resultado de erros que nós mesmos cometemos em outras épocas. É portanto justo que pugnemos para corrigir esses erros, mas sem cometer o erro de sermos injustos imputando a outros esses erros, como se fossemos isento deles. E foi o que Hitler fez aos judeus anos atrás.

Na frase tirada da Wikipedia, Platão diz coisas que, transformadas dão o tom de atualidade, triste atualidade pelo qual o movimento passa. pois se por um lado o religiosismo foi e é nefando, por outro o ortodoxismo não faz melhor, pois vemos os moderadores agirem como cães de guarda ferozes, verdadeiros pit buls, a rosnarem ameaçadoramente para quem ousar ultrapassar a linha sagrada que Hitler e sua S.S traçaram e a penalidade para tal afronta é serem desterrados para os campos de concentração do banimento ou do trancamento de topicos como forma de isolar a verdade para que ninguem mais a veja.

Então, quem modera os moderadores? Em muitos lugares, infelizmente ninguem. Aqui, n FORUM ESPIRITISMO COM PROFUNDIDADE, você modera os moderadores, juntamente com as regras. Veja no topico [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
Jorge_Murta
Admin
Admin

Mensagens : 27
Data de inscrição : 20/09/2012
Idade : 54

http://espiritismocomprofundidade.blogspot.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum