Esclarecimentos Sobre 4 Questões do Espiritismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Esclarecimentos Sobre 4 Questões do Espiritismo

Mensagem  AlexandreS em Seg Out 08, 2012 8:34 am

Esclarecimentos Sobre 4 Questões do Espiritismo

1. Animais e vegetais:
Não se transformam em seres humanos, mas também evoluem e completam a beleza do paraíso quando se tornam puros.

2. Sonhos:
São de origem mental, mas podem ser influencidados por espíritos.

3. Vida em outros planetas:
A vida em cada planeta está relacionada a uma dimensão de constituição atômica única, existem em outros planetas tipos de matéria inapreciáveis para os seres humanos que habitam a Terra.

4. Jesus:
Quando encarnou na Terra, ainda não era perfeito; espíritos puros jamais reencarnam. Precisou ainda habitar um mundo ditoso para concluir a sua evolução. Ao se tornar puro, veio presidir à implantação do espiritismo na Terra.

Guia espiritual: Anjo Gabrielle.
Médium: Pietro Alexandre da Silva.

AlexandreS

Mensagens : 2
Data de inscrição : 08/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Esclarecimentos Sobre 4 Questões do Espiritismo

Mensagem  beaguenter em Seg Out 08, 2012 11:19 pm

Olá.

Ao ler os itens trazidos, procurei sua equivalência nas obras fundamentais, tanto por curiosidade quanto por tentar seguir o sábio conselho de Kardec quanto à análise das comunicações, confrontando-as com os ensinamentos já recebidos.

Da análise que fiz, tomo a liberdade de comentar alguns aspectos a fim de fomentar o estudo sobre os temas apresentados:

Evolução dos animais e das plantas - L.E. 2a parte cap XI
As plantas e animais existentes em mundos superiores são sim mais evoluídos, pois são apropriados ao mundo onde se encontram, ali estando para auxiliar o homem, tal como aqui. Todavia, neste mesmo capítulo temos que eles não procedem da Terra e que tampouco animais e plantas estão sujeitos a evolução tal como o homem, que progride por sua vontade, sendo naqueles a evolução pela força das coisas e não por algum esforço ou superação, menos ainda pelo livre-arbítrio, portanto não há que se falar em animais puros.

Paraíso - O texto inicial sugere haver um lugar habitado por seres puros, chamado Paraíso (animais e plantas completam a beleza do paraíso quando se tornam puros). Há que se cuidar em não confundir mundos superiores e evoluídos com o conceito de paraíso trazido do Cristianismo. De acordo com os ensinamentos encontrados nas obras fundamentais, há sim mundos superiores habitados por seres evoluídos, que é o homem num estágio mais avançado de progresso. Há também animais e plantas adequados àquele mundo e ao grau de adiantamento dos homens que ali habitam. Mas isso está longe de representar o Paraíso. Na questão 1011 do L.E. temos que o Paraiso (e tb. o inferno) 'São simples alegorias: por toda parte há Espíritos ditosos e inditosos.'

Sonhos - L.E. 2a. parte cap VIII
Este capítulo nos apresenta a explicação de que durante o sono acontece a emancipação da alma, quando o Espírito 'viaja' em desdobramento e executa diversos tipos de atividades, podendo então o sonho ter mais de um significado: pode ser a lembrança de alguma atividade realizada em desdobramento, pode ser a lembrança de existências pretéritas, pode ser algum pressentimento ou simplesmente a lembrança da perturbação característica do momento da partida ou da volta, somada às percepções das situações e preocupações vividas pela pessoa durante o dia. Portanto há no sonho tanto componentes fisiológicos quanto mentais e espirituais.

Matéria - AGE cap VI
Seria por demais pretensiosa a ideia de que tudo conhecemos, portanto é certo que há inúmeras coisas que fogem do nosso saber e até da nossa imaginação. Porém podemos de alguma forma facilitar o entendimento das coisas, quando concluímos ser verdadeira a afirmativa de que todos os elementos materiais provém da mesma origem, porém de acordo com as forças que agem sobre ela é que assumem inúmeros diferentes 'arranjos' e conformações.

Encarnação de Jesus - L.E. 2a. parte cap I
De acordo com a Escala Espírita, há essencialmente três ordens de Espíritos: Terceira Ordem (os imperfeitos), Segunda Ordem (os bons) e a Primeira Ordem (os puros). Embora os Espíritos Puros não tenham mais que encarnar por já terem atingido a máxima evolução possível, não significa que não possam encarnar. Entendo que para estes a encarnação é uma escolha, uma ferramenta que se utilizam para mais rapidamente atingir seu objetivo. Sendo estes responsáveis pelas mais sublimes tarefas delegadas por Deus, nada os impede de executá-las encarnados. No caso de Jesus, não poderia ele ter apenas exercido influência espiritual? Creio que sim, no entanto por se ver portador de uma tarefa tão grandiosa, preferiu fazer-se homem para melhor se fazer entender.

Gosto de buscar respostas a partir das obras fundamentais, não por entendê-las verdades inquestionáveis, mas sim irrefutáveis. É o que penso.

Continuemos estudando e aprofundando nossos conhecimentos nesta Doutrina libertadora.

Abraços,
Beatriz






beaguenter
Moderador
Moderador

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Jesus, o Cristo: Espírito Puro que encarnou

Mensagem  MARCUS.vp em Qui Out 11, 2012 10:09 pm

Podemos ver a possibilidade de encarnar dos Espíritos superiores (no caso dos Espíritos Puros, que estão livres da encarnação, ela jamais é obrigatória. Quando por exceção encarnam, o fazem para cumprir grandiosa missão dada por Deus Pai, O Eterno) em Gênese Cap 14, ítem 9 - Os Fluidos:
"(...)Os Espíritos superiores, ao contrário, podem vir aos mundos inferiores, e, até, encarnar neles. Tiram, dos elementos constitutivos do mundo onde entram, os materiais para a formação do envoltório fluídico ou carnal apropriado ao meio em que se encontrem. Fazem como o nobre que despe temporariamente suas vestes, para envergar os trajes plebeus, sem deixar por isso de ser nobre.
.
É assim que os Espíritos da categoria mais elevada (Espíritos Puros) podem manifestar-se aos habitantes da Terra ou encarnar em missão entre estes. Tais Espíritos trazem consigo, não o invólucro, mas a lembrança, por intuição, das regiões donde vieram e que, em pensamento, eles vêem. São videntes entre cegos".

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]


Última edição por MARCUS.vp em Qui Out 11, 2012 10:24 pm, editado 1 vez(es)

MARCUS.vp

Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

JESUS NA VISÃO ESPÍRITA -

Mensagem  MARCUS.vp em Qui Out 11, 2012 10:17 pm

(A Gênese – Cap. 15 item 2)
Superioridade da natureza de Jesus


“Sem nada prejulgar quanto à natureza do Cristo, natureza cujo exame não entra no quadro desta obra, considerando-o apenas um Espírito superior, não podemos deixar de reconhecê-lo um dos de ordem mais elevada e colocado, por suas virtudes, muitíssimo acima da humanidade terrestre. Pelos imensos resultados que produziu, a sua encarnação neste mundo forçosamente há de ter sido uma dessas missões que a Divindade somente a seus mensageiros diretos confia, para cumprimento de seus desígnios. Mesmo sem supor que ele fosse o próprio Deus, mas unicamente um enviado de Deus para transmitir sua palavra aos homens, seria mais do que um profeta, porquanto seria um Messias divino.
Como homem, tinha a organização dos seres carnais; porém, como Espírito puro, desprendido da matéria, havia de viver mais da vida espiritual do que da vida corporal, de cujas fraquezas não era passível. A sua superioridade com relação aos homens não derivava das qualidades particulares do seu corpo, mas das do seu Espírito, que dominava de modo absoluto a matéria e da do seu perispírito, tirado da parte mais quintessenciada dos fluidos terrestres (Cap. XIV nº 9). Sua alma, provavelmente, não se achava presa ao corpo senão pelos laços estritamente indispensáveis. Constantemente desprendida, ela decerto lhe dava dupla vista, não só permanente, como de excepcional penetração e superior de muito à que de ordinário possuem os homens comuns. O mesmo havia de dar-se nele, com relação a todos os fenômenos que dependem dos fluidos perispirituais ou psíquicos. A qualidade desses fluidos lhe conferia imensa força magnética, secundada pelo incessante desejo de fazer o bem.
Agiria como médium nas curas que operava? Poder-se-á considerá-lo poderoso médium curador? Não, porquanto o médium é um intermediário, um instrumento de que se servem os Espíritos desencarnados e o Cristo não precisava de assistência, pois que era ele quem assistia os outros. Agia por si mesmo, em virtude de seu poder pessoal, como o podem fazer, em certos casos, os encarnados, na medida de suas forças. Que Espírito, ao demais, ousaria insuflar-lhe seus próprios pensamentos e encarregá-lo de os transmitir? Se algum influxo estranho recebia, esse só de Deus lhe poderia vir. Segundo a definição dada por um Espírito, ele era médium de Deus”.
Allan Kardec

MARCUS.vp

Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Esclarecimentos Sobre 4 Questões do Espiritismo

Mensagem  Marcelo J da Silva em Sex Out 19, 2012 10:44 am

"Não se transformam em seres humanos, mas também evoluem e completam a beleza do paraíso quando se tornam puros."

Essa é uma questão que parece controversa entre os espíritas, mesmo os mais esclarecidos. Afinal nosso espírito hoje já fora um principio espiritual e já habitava uma matéria orgânica inferior? Um principio espiritual que habita hoje uma matéria orgânica inferior na escala evolutiva tornara um espirito inteligente e habitará uma forma orgânica mais evoluída?

Esse estado de pureza que alcança os animais e as plantas parece não esta bem definido. Se todo princípio espiritual que habita diversas formas orgânicas , seja ela na escala inferior ou superior , num tempo irão alcançar a o grau de espíritos puros.

Marcelo J da Silva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Esclarecimentos Sobre 4 Questões do Espiritismo

Mensagem  beaguenter em Qui Out 25, 2012 10:43 pm

Marcelo J da Silva escreveu:"nosso espírito hoje já fora um principio espiritual e já habitava uma matéria orgânica inferior?"

Sobre esta questão, convido os amigos a debater em um tópico que postei na seção Temas Polêmicos com o título 'habitações do Espírito humano'.

Abraço,
Beatriz

beaguenter
Moderador
Moderador

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Esclarecimentos Sobre 4 Questões do Espiritismo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum