O LIVRO DOS ESPÍRITOS - OBRA FUNDAMENTAL DO ESPIRITISMO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O LIVRO DOS ESPÍRITOS - OBRA FUNDAMENTAL DO ESPIRITISMO

Mensagem  MARCUS.vp em Sex Out 05, 2012 8:24 pm

O LIVRO DOS ESPÍRITOS é o livro fundamental do Espiritismo. Foi lançado a 18 de abril de 1857. Em resumo, podemos colocar que ele está composto de quatro partes: 1) Causas primárias 2) Mundo dos Espíritos 3) As Leis Morais 4) As Esperanças e Consolações. Causas Primárias - Deus: Inteligência Suprema; Causa primária de todas as coisas. Não podemos compreender Deus em sua totalidade. Podemos fazer idéia de seus atributos: eterno, infinito, imaterial, imutável, único, onipotente, onisciente, onipresente, soberanamente justo e bom. Deus é a causa de tudo. Assim como o quadro não é o pintor que o concebeu e executou, assim as obras de Deus não são o próprio Deus. Princípio das Coisas - O conhecimento do princípio das coisas é dado ao homem paulatinamente. A matéria não é inteligente. O princípio inteligente independe da matéria. A origem de ambos é desconhecida. Estão subordinados a Deus. A matéria é uma forma de energia universal. O espaço universal é ilimitado. O universo abrange os mundos visível e invisível, os seres animados e inanimados e os fluidos que enchem o espaço. A época do aparecimento dos seres vivos e do homem na Terra não pode ser determinada com precisão. Todos os mundos são habitados e há mundos superiores e inferiores à Terra.

MARCUS.vp

Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O LIVRO DOS ESPÍRITOS - OBRA FUNDAMENTAL DO ESPIRITISMO

Mensagem  MARCUS.vp em Sex Out 05, 2012 8:56 pm

O Mundo dos Espíritos: Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Povoam o universo fora do mundo material. O mundo dos Espíritos preexiste e sobrevive a tudo. Os Espíritos povoam os espaços infinitos e estão por toda a parte nos dois mundos. O Espírito é envolvido por um envoltório semimaterial denominado perispírito. Este envoltório tem a forma que o Espírito deseja e pode tornar-se visível e mesmo palpável para nós. Os Espíritos são de diferentes ordens, conforme o grau de perfeição alcançado: Espíritos puros; Espíritos bons (os que chegaram ao meio da escala) e os Espíritos imperfeitos. São os próprios Espíritos que se melhoram e passam, assim, de uma ordem inferior para outra mais elevada. Assim, um dia, todos os Espíritos se tornarão perfeitos. Os anjos são Espíritos puros. Os demônios são Espíritos impuros, habitantes de mundos inferiores. Da encarnação: Os Espíritos encarnam-se para que possam chegar à perfeição. A alma é um Espírito encarnado. O Espírito tem dois corpos: um sutil (perispírito) e outro denso (corpo físico), quando encarnado. Volta à vida espiritual: Após a morte a alma volta a ser Espírito. A Alma se desprende gradualmente. Ela passa por um período de perturbação, até se reconhecer plenamente. Pluralidade das existências: A alma passa por muitas existências corporais. Vida Espírita: Podem durar desde algumas horas até alguns milhares de séculos os intervalos da encarnação. A alma conserva sua individualidade, percepções e faculdades. Retorno à vida corporal: Os Espíritos pressentem a época que vão reencarnar. A união da alma ao corpo começa na concepção e só se completa na ocasião do nascimento. Emancipação da alma: A alma em certos momentos, como o sono, se liberta temporariamente do corpo. Intervenção dos Espíritos: Os Espíritos influem a tal ponto em nossos pensamentos e atos que de ordinário são eles que nos dirigem. Eles nos aconselham secretamente para o bem e para o mal. Ocupação dos Espíritos: Os Espíritos tem como função principal melhorarem-se pessoalmente. Todos têm deveres a cumprir. Alguns permanecem ociosos até sentirem o desejo de progredir. Os Três Reinos: A Alma dos animais conserva após a morte sua individualidade, sem a consciência de seu “Eu”. As plantas só têm a vida orgânica. O homem é um ser à parte. Pelo corpo é como os animais. Pelo Espírito tem características que o diferenciam dos animais.

MARCUS.vp

Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Leis Morais e Conclusão

Mensagem  MARCUS.vp em Sex Out 05, 2012 8:59 pm

As Leis Morais: Lei Divina; Lei de Adoração; Lei do Trabalho; Lei de Reprodução; Lei de Sociedade; Lei de Progresso; Lei de Igualdade; Lei de Liberdade; Lei de Justiça, de Amor e de Caridade; Perfeição Moral.
Esperanças e Consolações: Penas e Gozos Terrestres: A vida do homem na Terra é de provas e expiações. Dele depende a suavização dos males e o ser feliz quando possível. Penas e Gozos Futuros: Todas as nossas ações estão submetidas à Lei de Deus. As penas e gozos depois da morte nada têm de material. As penas e gozos futuros são temporários e subordinados ao mérito ou demérito do Espírito e seu grau de evolução.
Conclusão: O Espiritismo não traz, ao mundo, moral diferente da de Jesus. Torna inteligíveis e patentes as verdades que haviam sido ensinadas na forma alegórica. Traz-nos a definição dos mais abstratos problemas do estudo da alma. O Espiritismo é o laço que um dia unirá os homens e mostrará onde está a verdade e onde o erro.
Anexos
O Livro dos Espíritos marco inicial do Espiritismo.doc Artigo sobre o Livro dos EspíritosVocê não tem permissão para fazer download dos arquivos anexados.(28 Kb) Baixado 3 vez(es)

MARCUS.vp

Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O LIVRO DOS ESPÍRITOS - OBRA FUNDAMENTAL DO ESPIRITISMO

Mensagem  beaguenter em Sex Out 05, 2012 10:26 pm

O que torna a leitura do Livro dos Espíritos mais interessante, além dos esclarecimentos que traz, é a forma como está escrito, em perguntas e respostas.

Este método tem a dupla vantagem de simplificar a leitura e de se antecipar às dúvidas decorrentes da interpretação dos escritos. Desperta a curiosidade e facilita sobremaneira a compreensão e assimilação do conteúdo.

No geral, livros doutrinários costumam ser profundos e de certa forma difíceis de ler, até mesmo pela linguagem mais erudita, ao passo que em O Livro dos Espiritos Kardec procurou facilitar ao máximo para o leitor, tanto pelo método quanto pela linguagem, o que faz com que a leitura seja leve e agradável.

beaguenter
Moderador
Moderador

Mensagens : 23
Data de inscrição : 21/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O LIVRO DOS ESPÍRITOS - OBRA FUNDAMENTAL DO ESPIRITISMO

Mensagem  MARCUS.vp em Dom Out 07, 2012 12:18 pm

As pesquisas feitas pelo pedagogo Prrof. Hyppolite Léon Denizard Rivail (Allan Kardec) tiveram início em 1855 quando recebeu 50 cadernos de comunicações mediúnicas. Kardec, homem dotado de habilidade de síntese e organização, ordenou e classificou as informações contidas nos cadernos. Isto lhe deu a base para realizar questionamentos apresentados aos Espíritos em diversas ocasiões. Tudo isso foi publicado inicialmente em 501 questões na 1ª edição, em 18 de abril de 1857, na Livraria E. Dentu, Galeria Orleans, no Palácio Real, cidade de Paris – França. Em seguida novas informações levaram a ampliação e nova edição do Livro dos Espíritos em 1019 questões em 16 de março de 1860. Ambas as edições foram ditadas e orientadas pelos Espíritos Reveladores, à frente o Espírito VERDADE, cabendo a Kardec determinar a ordem, a distribuição metódica das matérias e as notas explicativas. Está organizado em quatro partes: 1) As causas primárias; 2) Mundo Espírita ou dos Espíritos; 3) As Leis Morais; 4) As Esperanças e Consolações. Antecede às matérias uma introdução em 17 tópicos, seguida do item Prolegômenos (Prefácio longo), e, ao final, uma conclusão em 09 tópicos

MARCUS.vp

Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O LIVRO DOS ESPÍRITOS - OBRA FUNDAMENTAL DO ESPIRITISMO

Mensagem  MARCUS.vp em Dom Out 07, 2012 12:24 pm

O Livro dos Espíritos estabelece as bases da Terceira Revelação de Deus aos homens, trazendo conceitos novos e mais aprofundados acerca de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. O Espiritismo realiza o que Jesus disse do Consolador prometido: conhecimento das coisas, fazendo que o homem saiba donde vem, para onde vai e por que está na Terra; atrai para os verdadeiros princípios da Lei de Deus e consola pela fé e pela esperança. (ESE cap.6 - 4). Trata-se de uma doutrina de Luz e Paz, a qual veio para estabelecer o primado do Espírito na sociedade humana e o triunfo do bem na implantação do Reino de Deus na Terra, nestes tempos de transição planetária. Este LIVRO inaugura a Era Nova da regeneração, ligando a todos em um grande laço de fraternidade, tolerância, paz e caridade.

MARCUS.vp

Mensagens : 15
Data de inscrição : 03/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O LIVRO DOS ESPÍRITOS - OBRA FUNDAMENTAL DO ESPIRITISMO

Mensagem  Marcelo J da Silva em Sab Out 20, 2012 11:17 am

Muitos fenômenos que hoje são elucidados pela Doutrina Espírita são conhecidos desde a antiguidade pelos homens que ainda não tinham a ciência que hoje se tem. Desde a mais remota antiguidade os homens sempre tiveram especulação sobre a vida futura e o relacionamento do homem com os espíritos. Ao longo da história, alguns estudiosos espiritualistas tentaram desvendar essas ideias que sempre fizeram parte do cotidiano e das antigas religiões. Porém, ainda não havia um estudo sólido e muitas dessas ideias foram sufocadas pela vaidade e interesses pessoais, deixando a humanidade sem conhecer a verdade sobre o mundo espiritual.

Essas ideias do mundo espiritual e a sua relação com o mundo corpóreo se tornaram sólidas com a codificação do Espiritismo no século XIX, pelo professor francês Hippolyte Leon Denizard Rivail, conhecido por Allan Kardec. De fato o Livro dos Espíritos (18 de abril de 1857) constitui a primeira obra a tratar dos assunto do mundo espiritual e a relação com o mundo corpóreo. É a pedra ou marco inicial do Espiritismo.


Marcelo J da Silva

Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O LIVRO DOS ESPÍRITOS - OBRA FUNDAMENTAL DO ESPIRITISMO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum